ESTUDO  11 - Você, um Mordomo!

 

Texto: I Crônicas 29:10-12 : “Bendito és tu, Senhor Deus de nosso pai Israel, de eternidade em eternidade. Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade, pois teu é tudo o que há nos céus e na terra. Teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste sobre todos como chefe. Riquezas e glória vêm de ti; tu dominas sobre tudo. Nas tuas mãos há força e poder para engrandecer e dar força a tudo”.

 

Jesus Cristo não deseja ser apenas o seu Salvador. Ele quer ser também o Senhor de sua vida. No Novo Testamento Jesus é chamado de “Salvador”  24 vezes! Ele é também chamado de “Senhor” cerca de 700 vezes! Tudo o que temos e tudo o que somos pertence a Ele, porque o nosso coração pertence a ele.

Dizer que você é um “Mordomo de Cristo” implica em reconhecer que Ele é o Senhor e que você é um administrador do que Ele lhe confiou. Vamos aprender algumas características de um verdadeiro Mordomo de Cristo:

 

1°) Em Galatas 2:20 o apóstolo Paulo dá seu testemunho como servo de Jesus. Que características de um mordomo você encontra neste versículo ? _____________________________________________.

 

2°) Em Colossenses 3:1-6 encontramos mais características do Mordomo de Jesus. Leia o texto e anote-as:
 ___________________________________________________________________________.

 

3°) Em I Tessalonicenses 4:1-12 há mais características do servo de Jesus. Leia o texto e anote as características que mais chamarem sua atenção: ___________________________________________.

 


Romanos 14:7-9: “Pois nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. Pois para isto Cristo morreu e tornou a viver, para ser. Senhor tanto dos mortos como dos vivos.

 

Você já pode dizer que sua vida pertence a Jesus?

 

O que eu “tenho” que administrar como Mordomo de Cristo? Leia os textos abaixo e anote ao lado como um mordomo de Cristo deve agir para com cada um destes valores.

 

a) da Vida/ o corpo: I Cor. 6:12-17  Devo cuidar do “meu” corpo ____________________________

 

b) do Tempo: Efésios  5:15 e 16  Como bom mordomo do “meu” tempo devo _________________

 

c) o trabalho: I Tim. 6:1-2, Tito 2:9-10, Efésios 5:22-23 como bom mordomo do “meu” trabalho

 

d) os talentos: Mateus 25:14a , 21-25. ___________________________________________________

 

e) o dinheiro: I Tim. 6:10, II Cor. 9:6-8. __________________________________________________

 

f) a família: Coloss. 3:18-21, Ef. 5:22-23. _________________________________________________

 

 

LEMBRE-SE: O Senhor lhe pedirá contas de tudo o que você fizer com os valores que Ele lhe confiou. 
Leia Eclesiastes 11:9, Mateus 25:14-30, II Corintios 5:10

 

Paulo Rogério Petrizi