ESTUDO  15 - Uns aos Outros
(aprendendo a ser corpo)

Texto: 1 Cor. 12:27  Ora, vós sois corpo de Cristo, e individualmente seus membros

A Bíblia nos narra um problema de relacionamento entre dois irmãos que acabou em crime: Caim matou Abel, movido pela inveja. Isto ocorreu não muito tempo depois de Deus haver criado o homem! Através dos tempos os seres humanos vêm tendo problemas de relacionamentos, mas a Palavra de Deus tem a orientação necessária para nós. 

Cuidados para manter um bom relacionamento com o próximo:

1°) Desenvolva uma atitude de humildade
O aposto de humildade é soberba, arrogância. Pessoas arrogantes não conseguem conviver bem. Pessoas humildes são bem mais agradáveis. Jesus ensina o princípio da humildade como necessário ao bom relacionamento entre os irmãos:

a) O que Jesus ensina sobre os humildes em Mt. 5:3 ? ___________________________________

b) Em Mt. 5:38-42. Jesus ensina sobre humildade e mansidão na prática. Leia o texto e descreva o que Jesus nos pede: __________________________________________________________________

c) Leia Mt. 18:1-4 e descreva a maneira como Jesus ensinou a humildade aos discípulos: ______________________ 

d) Leia Filipenses 2:3-10 e responda: por que Jesus é nosso maior exemplo de humildade ? _____________________


2°) Aprenda a amar o seu irmão
a) Leia I João 2:9-12 e responda: é possível um verdadeiro crente odiar alguém ? ______________
_______.

b) De que maneiras a Bíblia nos ensina a demonstrarmos amor pelos nossos irmãos em Cristo ? (Leia I João 3:16-19) _______________________________________________________________.

c) Leia João 15:12 e 13. Qual o mandamento do Senhor para você ? ________________________.

d) Qual a conseqüência de amarmos alguém, de acordo com I Pedro 4:8 ? __________________________.

 

3°) Obedeça à lei áurea: 

Que lições você pode tirar de Mateus 7:12 ? (este versículo é chamado de “lei áurea”  ou  “regra de ouro”)
_____________________________________________________________________.

Sabemos que nós gostaríamos sempre de sermos tratados com bondade, justiça, honestidade, respeito, consideração, lealdade, tolerância... dessa forma devemos tratar as pessoas. Esta é a lei áurea dos relacionamentos entre os filhos de Deus. Peçamos a ajuda de Deus para que possamos seguí-lo.

 

Para você refletir: os quatro primeiros dos dez mandamentos se referem à relação do homem para com seu semelhante. Um bom relacionamento entre as pessoas é da expressa vontade de Deus!

 

Paulo Rogério Petrizi