ESTUDO  16 - Heresias: Cuidado para não se contaminar!

  Texto: I Ped. 5:8-9  Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.

O astuto inimigo dos servos do Senhor utiliza-se de inúmeras religiões para impedir os homens de conhecerem a Verdade. Estas religiões, direta ou indiretamente, estão ligadas às estratégias do nosso inimigo. Aí estão com seus diversos rótulos: espiritismo, espiritualismo, candomblé, umbanda, quimbanda, cartomancia, astrologia, esoterismo, racionalismo, inúmeras seitas orientais           (Sheicho-no-iê, Igreja Messiânica, etc), dentre tantas outras.

I - Cristo é a única religião verdadeira! A palavra religião, do latim ‘religione’, literalmente significa “o que re-liga”. Somente Jesus religa o homem ao Criador. Leia João 14:6 e Atos 4:12 e I Tim, 2:5. Assim, qualquer doutrina que proponha um outro caminho para a Salvação, senão Jesus Cristo, poderá ser levada em conta ?
 __________________________________________________.

II - As boas obras salvam?  a leia Efésios 2:8 e 9 e responda se é pelas boas obras que nos salvamos:
 __________________________________________________.
Confirme sua resposta lendo Tito 3:4 e 5 (observe o que a Bíblia afirma: “não em virtude de justiça que nós houvéssemos feito”.
As boas obras de um servo de Jesus não são praticadas para salva-lo, mas porque Jesus já o salvou. As obras do crente são decorrência da sua salvação! (Heb. 13:16 e Tg. 4:17).

III - Existe reencarnação ?  Observe o que a Bíblia afirma em Heb. 9:27:  aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disso o juízo”.
O ensino da reencarnação é um típico exemplo de heresia diabólica!

IV - Depois de verdadeiramente salvo, o crente pode perder sua salvação ? Leia João 10:27 e 28. Qual a certeza que Jesus dá às suas ovelhas ? ________________________________________________.
Observe que o tempo verbal para a salvação em João 5:24 do cristão é presente, o crente é salvo quando recebe Jesus como seu Senhor.

V - E os santos ?   E Maria ?  Podem ser adorados ou venerados ? ¾ dos santos na Bíblia, somos nós, os servos de Cristo. Paulo chama os crentes de Santos (Rm.1:7, I Cor. 1:2, II Cor. 1:2, Ef. 1:1).  ¾ idolatria é pecado condenado em toda a Bíblia (leia o Salmo 115:3-10; Ex. 20:4-5). ¾ Maria foi uma mulher bem-aventurada, admirável (Lc.1:30-38), no entanto teve outros filhos e viveu como uma pessoa normal (veja Marcos 6:3, Mt. 12:46).

VI - Alertas Bíblicos para não ser contaminado por heresias:

a) Leia I Tim. 4:1-5. Quais os exemplos de heresias de “espíritos enganadores” encontrados neste texto?
 ______________________________________________________________________

b) Leia II Tim. 4:3 e 4. Qual o alerta que o apóstolo Paulo nos dá neste texto ? _____________________________

c) Leia Tito 1:10 e 11 e veja a referência aos estragos que os que os pregadores de heresias já causaram:
________________________________________________________________________

d) Pedro, em I Pedro 2:1-3 também alerta para os estragos dos falsos profetas. Observe a garantia que o apóstolo Pedro nos dá de que os hereges terão suas conseqüências (vs.3 e 4).

e) Qual o pedido que nos é feito em Heb. 13:8 e 9 ? _________________________________.

f) Que cuidado você deve tomar, conforme Colossenses 2:8 ? __________________________.

Exemplos de Heresias: Mt.15:9; At.15:24; I Cor. 11:19; I Tim.4:1; II Ped. 2:1, 3:17 e 16:12.

A palavra “heresia”  vem do latim, ‘haerese’, e significa “blasfêmia, ofensa contra a doutrina da Igreja, absurdo, disparate, doutrina falsa”.

 

Paulo Rogério Petrizi