ESTUDO  8  -  As Ferramentas de Deus para o nosso Serviço Cristão

 

Você estudou na lição passada sobre o fruto do Espirito, resultado de uma vida controlada por Deus. Faça novamente a lista dos componentes deste fruto (Gal. 5:22-23): _________________________________________________________. Uma vida controlada pelo Espírito Santo é ajustada nos seus relacionamentos:

 

1°) com Deus - louvor, adoração e gratidão (Ef. 5:18-19).

2°) consigo mesmo - andar prudente, paz interior (Ef. 5:15-18).

3°) com a família - atitudes corretas na família (Ef. 5:22 - 6:4).

4°) com a Igreja - comunhão no corpo de Cristo (Ef 4:25 e 5:21).

5°) com o mundo - vida exemplar no trabalho (Ef. 6:5-9), testemunho vivo de Jesus (Ef. 6:19-20), vitória sobre o inimigo (Ef. 6:10-20).

 

Quando a pessoa está sendo controlada pelo Espírito Santo, sua vida está produzindo o fruto do Espírito Santo e seus relacionamentos estão ajustados, então ela poderá exercer um ministério no reino de Deus. Paulo escrevendo a Timóteo, em II Tm. 2:1-2, diz que antes que ele realizasse o ministério, isto é, passasse  para os outros o que tinha recebido, ele deveria _____________________________. Primeiro a vida ajustada. Depois o ministério.

 

 

Os Dons Espirituais:

 

O apóstolo Paulo usa as funções do corpo humano para ilustrar como a Igreja deve funcionar. Leia I Cor. 12:4-11, 27-31 e responda:

 

1. Em que aspectos os membros da Igreja são iguais ? (v.4-7) ________________________________

 

2. Em que outros aspectos os membros da Igreja são diferentes ? _____________________________

 

3. Faça uma relação dos dons (v.8-11,26 e inclua a lista de Rm. 12:4-6 e Ef. 4:8-11) _______________

 

4. Quem é o responsável por determinar o dom que cada crente recebe ? (I Cor. 12:11) _____________

 

5. No v.31 de I Cor.12. Paulo fala sobre um dom mais excelente, citado no capítulo 13. Qual ? _______.

 

6. Para que servem os dons ? (cap. Ef.4:12-16) _____________________________________________

 

7. Leia Atos 2:1-13 e responda: o que ocorreu quando os discípulos finalmente receberam o Espírito Santo no dia de Pentecostes ? __________________________________________________________

 

8. O que ocorreu novamente com aqueles discípulos em Atos 4:31? ____________________________.

 

9. Faça uma relação dos idiomas que os discípulos falaram quando receberam o poder de testemunhar de Jesus (confira Atos 1:8 e 2:8-11) _____________________________________________________

 

10. Você não encontrará em lugar algum da Bíblia a expressão “língua estranha”. As referências ao “dom de língua” indica o falar “idiomas”. Também não encontrará nenhuma indicação de que o sinal do batismo com o Espírito seja o “falar em língua”. Em verdade, o sinal é o Testemunho de fé (o que os discípulos fizeram conforme Jesus dissera em Atos 1:8.

 

PARA TERMINAR: É interessante notar que das  Igrejas a quem o apóstolo Paulo escreveu, a única a apresentar o dom das línguas foi a de Corinto. Fica claro na 1a carta a confusão que isto trazia aquela Igreja (vide cap.14). O fato deles falarem outras línguas não os poupou de serem reputados como carnais, e não espirituais. (leia I Cor.3:1-5) e de consentirem pecado na Igreja (I Cor.5) e de celebrarem a Ceia erradamente (I Cor.11).

 

Paulo Rogério Petrizi