|
LIÇÃO
7 - ARREPENDIMENTO Texto
básico: Mateus 21: 28-32
A doutrina do arrependimento é um ensino ausente em muitas igrejas
em nossos dias. Tem se pregado sermões superficiais que diluem a idéia
do pecado, oferecendo muito e exigindo pouco demais. Temos visto
"conversões " que não evidenciam, na prática, o fruto do
arrependimento, ou seja, uma transformação, mudança radical de vida. (
II Co 5:17; Mt 12:33 )
A palavra grega para arrependimento é metanoia que é
derivada de meta - "depois ", e neo -
"compreender " , literalmente significa: "Reflexão
posterior", ou "mudança de mente". Todavia o seu sentido bíblico
vai além, significando uma mudança de rumo, mudança de direção, de
atitude. Este é o significado da palavra.
Em Mateus 21: 28-31, o Senhor Jesus nos dá lições claras sobre o
arrependimento.
I.
A lição do primeiro filho
CONFISSÃO DE FÉ SEM ARREPENDIMENTO GERA UMA DEVOÇÃO
MERAMENTE EXTERIOR a)
Os ouvintes de Jesus Naquela
ocasião, os ouvintes de Jesus eram os fariseus, indivíduos que viviam na
ilusão pensando que eram muito justos, não se vendo a si mesmos como
pecadores ou desobedientes. Mas, apesar de serem religiosos, conforme é
visto nesta parábola, não estavam mais próximos do reino do que uma
prostituta.( Mt 21:31) b)
Devoção meramente exterior O
primeiro filho na parábola contada por Jesus representa os fariseus, e a
lição que esse personagem nos ensina é que corremos o risco de vivermos
um cristianismo só de aparências, pois podemos estar dizendo que vamos
fazer, mas nunca fazemos. Isto
é bastante comum em nossos dias. Muitos crentes que freqüentam os cultos
da igreja, que se batizam, dão o dízimo, mas não obedecem. Por quê?
PORQUE NÃO HOUVE ARREPENDIMENTO. Temos
quer Ter em mente que Jesus não se impressiona com nossas palavras
piedosas. Ele quer ver os frutos, as evidências de nosso cristianismo em
obras de obediência. (
Mateus 7: 21-23; Mt 6:5,16-18 , Mt 23:3 )
II.
A lição do segundo filho CONFISSÃO
DE FÉ ACOMPANHADA DE ARREPENDIMENTO GERA UMA VIDA DE OBEDIÊNCIA À
VONTADE DE DEUS
Igualmente
precisamos desprezar nossos pecados, confessá-los, abandoná-los, fazer
as devidas reparações e tomar as devidas providências para não
repetirmos o erro. Poderemos pecar - e vamos - ,mas o processo de
santificação não pode ser interrompido. Leia
o exemplo de Zaqueu em Lucas 19: 8,9 III.
O arrependimento engloba o homem todo a)
Engloba o homem intelectualmente ( Mt 12: 41; Lc 11:32) O
arrependimento se inicia quando há reconhecimento do pecado. O homem
desperta para a seriedade que seu pecado tem para Deus. Este é o primeiro
passo do arrependimento: quando eu compreendo que algo está errado. b)
Engloba o homem emocionalmente ( II Co 7:10; Jó 42:6 ) Uma
pessoa pode até entristecer-se sem estar arrependida, como foi o caso de
Judas. (Mt 27:3-5 ), ou do moço rico ( Mt 19:16-22) . Entretanto, o genuíno
arrependimento sempre vem acompanhado por tristeza. ( Sl 51:17) c)
Engloba o homem volitivamente ( Lc 15: 17-20) A
vontade do homem é afetada. Lembra-se do filho pródigo? Em Lucas
15:17-20, somos informados de que ele "caiu em si", compreendeu
que algo estava errado, mas não ficou só nisso. "Levantou-se e
foi..." Houve uma tomada de decisão. Não haverá arrependimento
verdadeiro até que tenhamos feito algo a respeito do pecado. Não basta
saber que é errado, ou ficar triste por Ter pecado. O pecado precisa ser
abandonado. Conclusão Bibliografia
Revista Educação Cristã - Inteligência Moral - Editora SOCEP
|