UNIDADE III - O LEVITA E SUA VIDA FAMILIAR
Uma das restrições que o Senhor fez para os sacerdotes levíticos em Ezequiel 44 envolvia sua família: Não se casarão com a viúva, nem com a repudiada, mas tomarão virgens da linhagem de Israel, ou viúva que for viúva de sacerdote (v. 22). O casamento do sacerdote era, aos olhos do Senhor, questão se suma importância face as atribuições que se descrevem nos versos 23 e 24! Aos sacerdotes levíticos cabia o ensino do povo.
Descreva a sua opinião acerca da relação que existe entre a vida
conjugal ou familiar e o ministério de ensino de um levita:
____________________________________________________ Como Igreja boa parte de nossa ministração é direcionada para as famílias. A Igreja oferece subsídios de auxílio às famílias tanto no trato conjugal como na educação dos filhos. Nosso trabalho evangelístico e missionário prioriza a restauração de lares, o que se justifica pelo status que a família tem aos olhos do Criador. Outra razão para a Igreja investir nesta área é o estado em que a família, em geral, se encontra face o bombardeio que o reino das trevas tem direcionado contra ela.
Esta lição será preparada por você. Durante a semana pesquise, reúna material, reveja os conceitos bíblicos e traga sua contribuição para o grupo de levitas. Estarei passando apenas algumas diretrizes. Responda estas perguntas procurando refletir e embasar todas as suas respostas na Palavra de Deus. 1.
Quais são as responsabilidades do homem como marido e pai, de
acordo com a Bíblia? 2.
Quais são as responsabilidades da mulher como esposa e mãe,
de acordo com a Bíblia? 3.
Reflita sobre o “honrar pai e mãe” e o “espírito de
rebeldia”. 4.
Toda crise conjugal tem remédio, ou há casamentos irremediáveis? 5.
Quais as implicações de um casamento entre jugos desiguais? 6.
Um levita tem o direito ao divórcio? Em que circunstâncias? 7. Quais as implicações de um recasamento para a vida de um levita? |