UNIDADE IV -  O LEVITA E A VIDA ABUNDANTE EM CRISTO (2a. parte)

  Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. (João 10:10)

 

A CURA PARA A ALMA:

 

a) Leia Gn 18:11-14 e responda se há alguma coisa difícil para o Senhor realizar: ______________

b) Leia I Ts 5:23 e escreva as três partes que compõem o ser humano: _______________________

c) Vamos entender o que é cada uma destas partes:

i. Espírito (pneuma): a parte de Deus no homem (Gn 2:7, Ec 12:7).  Ele nunca morre, mas enquanto o homem está sem Cristo seu espírito está como morto (Ef 2:1, 5 e 6).

ii. Alma (psique): denominada diversas vezes na Bíblia de “coração” ou “mente”.  Aqui reside a vontade, o livre arbítrio, as emoções, os sentimentos, as memórias.  Na alma estão registrados todos os fatos desde que a pessoa está ainda no ventre.  Com a queda, a alma do homem passou a abrigar ódio, ira, ciúmes, maledicência, medo, irresponsabilidade, etc (vide Gn 3:8-13, as atitudes que Adão e Eva tomaram quando comeram do fruto proibido – esconderam-se do Senhor, “tive medo porque estava nu”, “a mulher que tu me deste...”).

iii. Corpo (soma): é a parte que veio do pó da terra e, conforme Gn 3:16-19 enfrenta sofrimentos, fadiga, doenças e morte física.

 

d) Jesus é o grande plano de Deus para a redenção do homem:

Transcreva Isaías 61:1-3, texto que Jesus leu na sinagoga de Nazaré, conforme Lc 4:17-21, e depois declarou: “hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos”. ______________________________
Agora responda: o que este texto tem a ver com “cura da alma”? ____________________________

e) As árvores:  A Bíblia narra que no Jardim do Éden havia muitas árvores – Gn 2:9 “E o Senhor Deus fez brotar da terra toda qualidade de árvores agradáveis à vista e boas para comida, bem como a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal”.

i. A proibição: Gn 2:16 e 17 “Ordenou o Senhor Deus ao homem dizendo: de toda árvore do jardim podes comer livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dessa não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás”.

ii. A tentação diabólica para convencer a mulher a comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal: Gn 3:1-6.

iii. O homem foi expulso do jardim e impossibilitado de comer da árvore da vida, o antídoto: Gn 3:22-24.

iv. Jesus Cristo é a terceira árvore, que nos possibilita acesso ao fruto da árvore da vida: Atos 5:30, 10:39, Gl 3:13, I Pe 2:24.

v. A árvore da vida presente na Jerusalém Celestial: Ap 2:7, 22:2 e 14.

 

f) As pessoas que sofrem de enfermidades na alma precisam confiar que Deus as ama e quer curá-las. Há diversos textos bíblicos que podem ajudar uma pessoa a crer.  Transcreva Isaías 49:14 e 15:

 

g) Deus trata as causas, não os sintomas!

1. A primeira enfermidade: amargura.  A amargura na alma causa murmuração e esterilidade (Êxodo 15:22-26 e II Rs 2:19).  A amargura está relacionada ao ressentimento (“sentir de novo”).  A cura para a amargura está no perdão, conforme vimos na primeira parte desta unidade.

2. Outra enfermidade: culpa. Há diversos textos nas Escrituras que relacionam a confissão dos pecados e a cura de enfermidades:

i. Sl 103:3 ______________________________________________________________

ii. 2 Cr 7:14 _____________________________________________________________

iii.Sl 32:3 ______________________________________________________________

iv. Tg 5:16 _____________________________________________________________

 

3. A terceira enfermidade: rejeição. Há pessoas que sofrem de rejeição desde o ventre! Há graus de rejeição;  o mais acentuado ocorre quando a mãe tentou o aborto. Quando a pessoa é rejeitada no ventre a mãe passa para o feto estas impressões, que ficam gravadas no inconsciente: “não quero que você nasça”;  “você não é bem vindo”;  “as pessoas não gostarão de você”, etc.  Eis os principais sintomas de quem sofre desta enfermidade:  ciúmes (não se sente amado), desconfiança, insegurança, dificuldades em relacionar-se (“e se eu for rejeitado de novo?”), tendência ao suicídio.  A rejeição é o início para o endemoniamento de muitas pessoas: Satanás tenta “adotar” todas as pessoas rejeitadas.

 

h) Como ministrar a cura para a alma:

 

Paulo Rogério Petrizi